Cloud-as-a-Service Torna a Frísia Líder No Setor Do Agronegócio

HPE GreenLake

Quando comecei como estagiária de TI na Frísia Cooperativa Agroindustrial, em 1994, eu era a única mulher do departamento e estava acostumada a ser a única mulher na sala. No entanto, isso nunca me impediu de seguir em frente, conseguir minha efetivação como analista de suporte e chegar a liderança todo o departamento de TI, além gerenciar um projeto de tecnologia que nos colocou à frente de um sistema de mercado e com possibilidade de expansão mais rápida que no passado.


Fundada em 1925 por imigrantes holandeses, a Frísia Cooperativa Agroindustrial é a segunda cooperativa de produção agrícola mais antiga do Brasil e a mais antiga do nosso estado natal, o Paraná. Em 2021, nossos quase 1.000 membros produziram 290 milhões de litros de leite, mais de 895 mil toneladas de grãos, 30 mil toneladas de suínos e 89 mil toneladas de madeira comercializada. A Frísia fornece produtos e serviços de excelência em toda a cadeia agrícola. Nossa missão é gerar receitas sustentáveis ​​para os cooperados, respeitando o meio ambiente e o bem-estar animal.

O maior desafio de TI é a continuidade. Quando tudo corre bem, a TI passa despercebida. Mas quando algo dá errado, a TI é a primeira a receber ligações das pessoas.


Sempre recebi o respeito de todos na Frísia e de colegas de outras cooperativas e acredito firmemente que as mulheres têm instinto de liderança. Quando assumi minha função como Coordenador de TI em 2015, pareceu uma progressão natural. Meu departamento de TI, composto por 30 pessoas, é responsável pelo desenvolvimento e suporte dos sistemas da cooperativa. Isso inclui todos os sistemas transacionais e secundários, com exceção  da automação industrial e folha de pagamento, onde fornecemos suporte técnico apenas para bancos de dados e servidores. Também cuidamos do suporte geral  de hardware e software, segurança da informação, conectividade interna e internet, telefonia fixa e móvel, energia estabilizada e data centers e salas técnicas. Além de apoiar as necessidades da cooperativa, facilitamos os negócios dos nossos cooperados, que acessam seus dados e realizam transações pelo aplicativo e portal da Frísia.


É uma longa lista de responsabilidades e o nosso maior desafio diário é a continuidade. Quando tudo corre bem, meu departamento passa despercebido. Mas quando algo corre mal, somos os primeiros a ser contactados. Eu queria melhorar a continuidade dos nossos negócios, então recorri aos nossos parceiros conhecidos para obter algumas opções.

A Velocidade da Inovação Oressiona as Equipes de TI

Em meus quase 30 anos na cooperativa, desfrutamos de relacionamentos recíprocos com a Hewlett Packard Enterprise (HPE) e nosso parceiro de canal, Guaíba Tecnologia. À medida que a tecnologia progrediu, a HPE e a Guaíba forneceram informações personalizadas e colaboração em projetos adaptados às necessidades da Frísia.

Nosso ambiente anterior tinha muitos servidores HPE ProLiant, armazenamento HPE 3PAR e switches HPE Aruba. Eles tiveram um bom desempenho, mas houve tantos avanços que, eventualmente, não podíamos ignorar que nosso ambiente precisava de uma atualização. O desempenho não foi tão bom quanto poderia, o que afetou o dia a dia do departamento, bem como a nossa capacidade de atender às demandas de todas as áreas de negócio. Num contexto de diminuição do desempenho, a gestão de todos os equipamentos tornou-se difícil. O hardware torna-se obsoleto mais rapidamente do que antes e, com isso, os processos de manutenção, mesmo de sistemas relativamente novos, tornam-se ainda mais demorados.

O hardware torna-se obsoleto mais rapidamente do que antes e, com isso, os processos de manutenção, mesmo de sistemas relativamente novos, tornam-se ainda mais demorados.


Conheci a plataforma da borda-à-nuvem HPE GreenLake por meio de nossas reuniões regulares com a Guaíba, participando de eventos técnicos do HPE Discover Las Vegas, em 2022. O elemento mais atraente foi a capacidade de aliviar a carga de gerenciamento. Os processos de gerenciamento e manutenção ocupavam uma parte significativa do tempo da minha equipe, portanto, ter a HPE cuidando e mantendo todos os equipamentos tornou-se uma proposta atraente.

Tratava-se também do custo total de propriedade (TCO). Não queríamos lidar com mais nenhum hardware. Além de economizar tempo em manutenção, também economizaríamos espaço em nosso data center, e as discussões com as equipes financeiras e contábeis da Frísia confirmaram que a adição dos serviços de nuvem HPE GreenLake reduziria custos. É natural que, à medida que a cooperativa cresce, tenhamos que fazer investimentos em tecnologia. Dito isso, as TIs representam apenas 0,4% do orçamento da cooperativa, por isso queremos tornar esses investimentos tão eficientes e rentáveis ​​quanto possível. Todos concordamos que transferir nosso contrato anterior de hardware HPE para a plataforma HPE GreenLake alcançaria esse objetivo.

A Nuvem Como Serviço é útil para Nossos Negócios, Nossos Membros e o Planeta

Ao migrar para a plataforma HPE GreenLake, realizamos um desejo antigo de alinhar os custos mensais e reais com os recursos que realmente usamos. O modelo flexível de pagamento conforme o uso da plataforma HPE GreenLake permite o crescimento, porque podemos expandir e contrair conforme a demanda do negócio, em vez de tentar estimar — e pagar antecipadamente — o que achamos que precisaremos.

Hoje, executamos serviços que vão desde os mais básicos até os de missão crítica por meio da plataforma HPE GreenLake, aproveitando o HPE Alletra dHCI (composto pela computação HPE ProLiant Gen10 e pelo armazenamento HPE Alletra 6000). Esses serviços incluem uma variedade de aplicações, todos os nossos bancos de dados, com exceção do Oracle, e todo o ambiente de virtualização. Lembre-se de que nossos desafios diários anteriores incluíam a manutenção de todos os sistemas e conexões. Compare isso com agora: alcançamos um aumento de 50% no desempenho em comparação com nosso ambiente legado, com mais de 99,5% de tempo de atividade. Podemos gerenciar todo o ambiente de virtualização (computação, armazenamento e rede) a partir de uma única plataforma, simplificando a administração. Essa simplicidade significa que não preciso contratar mais pessoas, pois a nova ferramenta proporciona agilidade significativa nas operações do dia a dia.

A TI também desempenha um importante papel nas iniciativas de sustentabilidade. A eficiência energética e a redução das emissões de carbono estão entre os benefícios de um modelo de nuvem como serviço.


A segurança aprimorada começa com a manutenção de tudo atualizado, e contar com os serviços HPE GreenLake garante que tenhamos equipamentos atualizados de forma consistente. Também notamos uma melhoria significativa no processo de suporte. O Suporte HPE atua de forma preventiva e corretiva, funcionando como parte integrante da nossa equipe. Isso nos torna mais assertivos no enfrentamento dos desafios diários.

A Frísia está consciente da importância dos produtores agrícolas na proteção do meio ambiente. No entanto, as iniciativas de sustentabilidade não se limitam ao negócio principal – a TI também tem um papel a desempenhar. O impacto ambiental pode não ter estado entre os impulsionadores iniciais deste projeto, mas a eficiência energética e a redução das emissões de carbono provaram estar entre os benefícios do modelo de nuvem como serviço do HPE GreenLake.

Para começar, a plataforma HPE GreenLake nos dá acesso à tecnologia mais recente e com maior eficiência energética, que poderia estar fora de nosso alcance se tivéssemos comprado o hardware imediatamente. Além disso, pagar apenas pelo que usamos significa que evitamos o provisionamento excessivo para deixar espaço para crescimento futuro. A mudança para a plataforma HPE GreenLake também otimizou o espaço físico em nossos data centers, reduziu nosso consumo de energia em cerca de 40% em comparação com nossos equipamentos anteriores e aliviou a carga em nossos sistemas de ar condicionado. Todos esses fatores contribuem diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa da Frísia, alinhando meu departamento aos objetivos ambientais, sociais e de governança (ESG) da Frísia.

Uma Jornada Gratificante

O progresso costuma ser lento, mas isso não significa que não valha a pena a jornada. Felizmente, quase 30 anos depois de iniciar minha função na Frísia, não sou a única mulher no meu departamento. Tem sido incrível ver outras mulheres ocupando cargos como especialistas de negócios, analistas de sistemas e analistas de suporte – ajudando a Frísia a avançar em projetos interessantes e a enfrentar novos desafios com  diferentes perspectivas.

Nossa adoção da plataforma HPE GreenLake foi um desses projetos interessantes. Estamos na vanguarda da tecnologia, o que nos permitiu ser mais ágeis. Foi um grande desafio, mas também um grande sucesso, e o nosso exemplo servirá de iniciativa para outras empresas que esperam fazer o mesmo.