Como se adaptar ao cenário automotivo dinâmico com as soluções integradas e simplificadas da Cisco

Cisco

Geralmente, as mudanças organizacionais ocorrem como resultado de novas lideranças. Quando a liderança continua com a maneira ultrapassada de fazer negócios, a empresa pode ficar paralisada. Porém, quando os líderes percebem a necessidade de mudança e estabelecem uma nova visão, a empresa fica mais bem posicionada para se adaptar.


Cinco anos atrás, a BMC Otomotiv começou a experimentar essa mudança. Há mais de 50 anos, a BMC é líder no setor automotivo turco, oferecendo produtos para os mercados interno e externo. Nossa empresa é especializada em uma combinação de soluções relacionadas ao transporte para indivíduos, empresas e forças armadas. Especificamente, produzimos tudo, desde motores, caminhões, carros e ônibus até veículos militares táticos. Atualmente, somos um dos maiores fabricantes da região.
 

Há cinco anos, a liderança da nossa empresa mudou. Com essa mudança, surgiu uma nova visão para nossas operações. Os novos proprietários queriam promover a transformação digital da empresa. Eles queriam otimizar tudo, desde os nossos ciclos de vendas até a pesquisa e desenvolvimento, e precisaram fazer isso em três empresas que faziam parte da BMC.


Eu sabia por experiência que a transformação raramente é fácil e que fazer da maneira certa exigia o uso das melhores ferramentas à nossa disposição. Precisávamos de soluções que aumentassem a simplicidade e a segurança, mesmo que nossa operação fosse tão grande que seria uma tarefa titânica. Ainda assim, nossa liderança queria que a mudança acontecesse em breve e que fosse feita da maneira certa.

Estabelecimento de regras básicas

Quando entrei na empresa, há três anos, assumi uma função fundamental para que essa transformação digital acontecesse. Minha formação acadêmica foi em engenharia da computação, e essa não foi a primeira vez que eu comandei um posto de TI, nem foi a primeira vez que passei por uma transformação organizacional.
 

Como a BMC Otomotiv atende a clientes muito diferentes, muitas de nossas funções foram tratadas individualmente. Por exemplo, as necessidades de segurança da equipe de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para a fabricação de carros são muito diferentes das necessidades da fabricação de veículos blindados. O desenvolvimento e os processos de vendas de veículos individuais também são diferentes das necessidades B2B de nossos caminhões e ônibus. Com mais de 2.500 funcionários e uma capacidade de produção de 12.500 por ano, era extremamente difícil criar simplicidade.


Gerencio quatro departamentos: soluções comerciais, soluções de engenharia, segurança e infraestrutura, em três empresas sob a abrangência da BMC. Então, quando entrei na empresa em transformação, meu objetivo era resolver três desafios principais:
Melhorar os hábitos ocupacionais atuais dos funcionários

  • Aumentar a eficiência por meio de integração de todos os sistemas em uma arquitetura segura e compatível
  • Automatizar o maior número possível de sistemas
     

Eu sabia que se pudesse realizar essas três tarefas, simplificaria as operações, eliminaria funções que desperdiçavam tempo e diminuiria o potencial de erros humanos. Agora, mais do que nunca, a transformação digital é quase impossível sem uma rede inteligente baseada em intenção com automação, análise e segurança.

Um parceiro de longo prazo se encarrega da tarefa

Felizmente, não precisei procurar muito por um parceiro que nos ajudasse a realizar todas essas tarefas. A BMC Otomotiv tinha uma parceria de longo prazo com a Cisco. Nossa infraestrutura de rede e segurança já era operada pela Cisco. Tínhamos a família de switches, access points compatíveis com Wi-Fi 6 e controladores sem fio Cisco Catalyst 9000, além de soluções de segurança como Cisco Firepower, Cisco Identity Services Engine (ISE) e Stealthwatch. E como sabíamos que nosso produto final precisava integrar adequadamente essas soluções, só fazia sentido aproveitar ainda mais nosso relacionamento atual com a Cisco. Também sabíamos que ela teria as ferramentas, o atendimento ao cliente e o conhecimento necessário para lidar com um projeto desse porte.

Um único provedor de rede proporciona a continuidade necessária para criar uma infraestrutura de TI de fácil manutenção e gerenciamento.

 

Também gostamos do fato de que, se tivermos um problema, saberemos exatamente para quem ligar. Muitas vezes, o dilema não está relacionado a uma única peça de equipamento, mas é causado pela incompatibilidade do sistema. Você sabe que não pode realizar teleconferências, por exemplo, mas o problema é causado pelo telefone, pelo access point ou pelo firewall? Pode ser uma dor de cabeça rastrear um problema e determinar o fornecedor responsável. Um único provedor de serviços proporciona a continuidade essencial para criar um sistema de fácil manutenção e gerenciamento.


Para nós, essa facilidade de manutenção e gerenciamento começa e termina com o Cisco DNA Center. Ficamos felizes em implementar o Cisco DNA Center porque é um sistema de gerenciamento de rede que fornece controle e análise em um local centralizado. Graças às integrações entre nossos atuais produtos de soluções de segurança da Cisco, tudo o que passa pela rede é altamente visível e isso aumentou o nível de segurança de nossa infraestrutura.
 

Graças à integração do Cisco DNA Center com o Stealthwatch e ISE, podemos identificar rapidamente uma violação de segurança, por exemplo, em vez de procurar manualmente pelo sistema durante horas. Cada minuto gasto em busca da violação é mais um minuto em que o dano está sendo feito. Não precisávamos arriscar esse tempo.
 

Do ponto de vista do gerenciamento, controlar custos é sempre uma consideração importante. A visibilidade aprimorada do Cisco DNA Center significa que tudo pode ser gerenciado em um só lugar. Sem esse tipo de foco, é necessário ter mais pessoas e equipamentos para garantir que tudo funcione perfeitamente. Com uma operação do tamanho da BMC, precisaríamos de mais 50 funcionários só para manter a rede. Agora, no entanto, somos muito mais eficientes.

Minimização da carga operacional na era de uma pandemia

Muitas empresas em todo o mundo se viram completamente incapazes de funcionar durante a pandemia do coronavírus. Mas, como parte de nossa transformação digital, já tínhamos estabelecido as bases para o trabalho remoto e essa base nos ajudou muito quando precisamos expandir nossa infraestrutura de desktops virtuais (VDI).
 

Como a maioria das empresas, de repente, descobrimos que não era seguro trabalhar em complexos enormes com centenas de funcionários em cada edifício. Tivemos que enviar os funcionários para casa para manter a saúde de todos. Também queríamos manter nossas equipes de P&D operando, mas havia vários obstáculos à nossa frente.
 

Em primeiro lugar, usamos computadores de alto desempenho com placas de GPU, que eram simplesmente grandes demais para serem transportadas para novos locais. Em segundo lugar, estávamos usando programas proprietários e software de design licenciado com auxílio de computador. Não queríamos, e não tínhamos recursos, para oferecer a cada funcionário de P&D uma estação de trabalho individual em casa. Por fim, muitos de nossos funcionários estão lidando com documentos e informações de projeto confidenciais referentes a equipamentos militares e isso não pode ser transportado entre máquinas devido a questões de segurança.
 

Graças ao nosso investimento em servidores e máquinas virtuais da Cisco, conseguimos rapidamente conectar 500 engenheiros em casa. Eles deram continuidade ao trabalho quando muitas empresas em todo o mundo, incluindo outros fabricantes na Turquia, tiveram que parar a produção. Além de continuarmos trabalhando, também conseguimos pensar ativamente em novas soluções de transporte. Estamos totalmente preparados para continuar nosso trabalho remotamente, no local ou com alguma versão híbrida, e não estaríamos nessa posição se não tivéssemos começado a digitalização antes da pandemia global.

A migração dos sistemas de recuperação de desastres essenciais para o ambiente on-line pode resultar em um aumento considerável na eficiência da rede.

 

A resposta à pandemia não foi a única vantagem. Houve uma grande melhoria no momento em que migramos nossos sistemas de recuperação de desastres essenciais para o ambiente on-line e vimos um aumento considerável na eficiência da rede. Antes da digitalização, tínhamos cerca de 3% de tempo de inatividade. Após a transformação, ficamos com cerca de 0,3% de tempo de inatividade. Esse é o depoimento impactante da solução de VDI da Cisco.

Licenciamento simplificado para fácil expansão

Como parte de nossa atualização, também temos o primeiro contrato empresarial (EA) para colaboração e rede (incluindo switching e access points) na Turquia. Como usamos várias soluções da Cisco na BMC, o licenciamento pode ficar complicado. Mas o EA combina todas as nossas licenças na mesma cobertura. Isso significa que a expansão futura é simples e previsível, e ainda temos o suporte técnico da Cisco com o contrato.
 


Como a BMC é uma empresa inovadora, estamos sempre planejando o próximo grande projeto. Adoramos que os EAs possam nos ajudar se precisarmos interagir com novas pessoas ou equipes. Por exemplo, o EA tornará a contratação de novas equipes para nosso projeto de IoT incrivelmente simples.
 

A verdade é que o departamento de P&D é vital para uma empresa como a nossa. Precisamos que nossa equipe de desenvolvimento trabalhe em estreita colaboração com o departamento de vendas, RH e muitas outras unidades. Isso exige a integração total de todos os nossos sistemas para realmente aproveitar nossa consultoria.

Definição do sucesso futuro

Hoje, a BMC Otomotiv tem a maior infraestrutura de VDI oferecida pelos servidores da Cisco na Turquia. Estamos usando os switches Catalyst 3K em nosso ambiente de rede e o VxBlock em nossos sistemas SAP, todos equipados com o Cisco UCS. Em nossa fábrica de Arifiye, todas as cargas de trabalho de produção são executadas no Cisco Hyperflex com a interconexão em malha. Graças ao nosso portfólio completo da Cisco e ao Cisco DNA Center, podemos supervisionar toda a infraestrutura em um único painel de controle. Nossa operação agora é automatizada na medida do possível e da forma mais segura.

Os executivos não podem se dar ao luxo de pensar apenas em termos de fornecedores e aquisições. Você precisa fazer parcerias estratégicas com empresas que são tão inovadoras quanto você.

 

Algumas pessoas podem nos ver como pioneiros em nosso setor, mas acho que a chave para nosso sucesso foi utilizar uma parceria incrível. Meu conselho a outros executivos seria o seguinte: não pensar apenas em termos de fornecedores e aquisições. Você precisa fazer parcerias estratégicas com empresas que são tão inovadoras quanto você e que estão adotando e adaptando tecnologias para torná-las acessíveis de forma que atenda às suas necessidades.
 

Se todas as partes estão comprometidas com o sucesso estratégico da operação, o futuro pode ser tão seguro quanto o presente. Com a Cisco, sei que estamos o mais seguros possível.